Siguir este Site!

Ciclismo curiosidades



Corrida dos Seis Dias - Foi nos Estados Unidos em l89l que se realizou a primeira corrida desse gênero, a corrida foi realizada no Madison Square Guardem de Nova York. Na época cada ciclista conduzia sua máquina do principio ao fim, descansando o menos possível, dormindo alguns minutos aqui e ali e contando unicamente com seus próprios esforços para chegar ao fim da competição.

Não havia então equipes, era cada um por si, só depois se criou a competição por equipe (formado por dois ciclistas) em que os ciclistas iam revezando para aliviar o esforço. A semana constava de 142 horas e eram usados na competição aos antigos biciclos, quebra ossos como assim eram também eram conhecidas. Essa tinha uma roda grande na frente e uma pequena atrás e o pedal era fixado na roda da frente. Quem perdesse o equilíbrio poderia cair de uma altura em torno dos dois ou 3 metros até chegar ao chão. As Pneumáticas muito parecidas com as bicicletas modernas do inicio do século XX, começavam a ser fabricada mais ninguém se atrevia a usá-las, pois todos os ciclistas da época se sentiam orgulhosos de seu vigor.

Em 1891 Alberto Shock desafiou todos os ciclistas da época e então derrotou Bill Martin, vencedor da prova em l89l e Charles Ashinger, vencedor de l892 e todos que usavam bicicletas com rodas altas. Tão fácil foi a vitoria de Shock, que imediatamente todos os ciclistas da época deixaram de lado os Quebra Osso e desde então adotaram universalmente as bicicletas com pneu de borracha. (pneumáticas).

Em l898 Charles Miller, sozinho marcou recorde percorrendo 2.093,4 milhas (3.365 quilômetros e 450 metros) em seis dias. A extraordinária velocidade e resistência de Miller, empregada nessa competição não só acabaram com a sua saúde como acabaram também com o entusiasmo dos seus competidores, os quais trataram de mudar as regras da competição dizendo serem as mesmas brutais e desumanas, entre outros comentários. Foi assim que em l899 surgiu a ideia de formar equipes de dois ciclistas para a devida prova que, com devida aprovação, serviu de modelo para competições seguintes. A primeira prova por equipe foi também vencida pelo o mesmo Charlie Miller, com o seu companheiro Waller, percorrendo 2.733,4 milhas em 142 horas, um recorde que durou até l897.

Em l888 o Veterinário Irlandês, John Boyd Dunlop, resolveu atender as queixas dos filhos, que se queixavam contra as trepidações de sua bicicleta. Então resolveu substituir as rodas maciça por um envelope de borracha contendo também um tudo de borracha cheio de ar.Pouco depois os irmãos franceses André e Edouard Michelim criaram o pneumático onde os pneus se encaixavam nas rodas.

A primeira corrida de bicicleta foi realizada após a construção da primeira bicicleta ( se é que a devida maquina poderia levar esse nome ).Seu inventor o Escocês Kirkpatrick Mcmllan, que apostou com um amigo cocheiro,da mala postal, como faria o mesmo percurso GLASGOW - CARLIE, e que chegaria primeiro,Mcmllam ganhou, por não ser obrigado a fazer a parada com o seu amigo da carruagem.

A primeira grande prova de ciclismo se deu em 7 de Novembro de l869 no trajeto Paris-Rovem, com percursos de l23 quilômetros os concorrentes disputavam um prêmio de mil francos-ouros. Cem ciclistas se alinharam, cinquenta completaram a prova e o vencedor foi James Moore em 10 horas e 34 minutos. A bicicleta que James Moore usou tinha rodas metálicas com rodas borracha (pneu), e rolamentos de esfera.

Em 1869 o mesmo fabricante da bicicleta e Morre, apresentou outra novidade uma pequena roda colocada no centro da roda de tração, nascendo assim à roda livre.
Os franceses consideram Pierre e Micluax como os inventores da bicicleta. Eram especialistas em reparos de viaturas e tiveram a ideia de fixar manivelas na roda dianteira de um cliente e assim surge o pedi vela e os pedais. Baudry de Saunier, historiador escreveu; Esta genial invenção de um menino de 14 anos.

Em 1903 em ex-ciclista Desgranger diretor do jornal L Auto, criou Tour de France ( Volta da França ).dos 64 Ciclistas que deram a partida no primeiro tour,no dia a primeiro de julho de 1903, apenas 16 completaram o percursos e o vencedor foi Maurice Garim o percurso foi Paris, Lyon Marselha,Teulouse,Bordeus,Nautes e voltando a Paris.

Enciclopédia Britânica 1986 e ciclismo para todo Gráfico Mercúrio 1949.

3 comentários:

  1. Gostei do seu blog! continua postando que vou visita-lo sempre... depois olha o meu, http://virandociclista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. wilba gostei muito do seru blog tem muitas coisas que eu nao sabia fassa mais posts que e mando meus amigo olharem.
    ass:valderi cesar.

    ResponderExcluir
  3. Erico e Valdri, obrigado por ter visitado o blog,breve estarei postando artigos sobre ciclismo da Paraiba.

    ResponderExcluir

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!