Siguir este Site!

COPORTAMENTO AGRESSIVO NO ESPORTE



No esporte de competição o confronto físico entre atletas, durante a atividade, em uma disputa, envolvendo diversos atletas, dos mais diversos níveis sociais, com níveis de aprendizagem diferenciadas, em um contexto cultural, também muitas vezes diferenciados, não poderia deixar de serem também diversificadas as formas ou tipos de reações agressivas no meio desportivo.
Muitas vezes podemos utilizar o termo agressivo, para ressaltar, a disposição de um atleta (física e psíquica),para alcançar seus objetivos,mesmo quando tudo parece perdido.Aqui temos uma forma de comportamento agressivo em sua forma positiva.No entanto também podemos classificar a agressividade como negativa,isso acontece quando um atleta investe sua energia,sua carga emocional para atingir seus objetivos, mesmo que tenha que cometer faltas no adversário para atingir suas metas.


Os psicólogos definem a agressão como sendo um comportamento direcionado para machucar o outro, que não está interessado nessa ação. Segundo werimberg & gouid 1999, em sua teoria da frustração destaca as seguintes fases. FRUSTRAÇÃO = FRACASSO AO BLOQUEIO DE METAS: a)Aumento do nível de ativação = a dor e raiva; b) Sinais apreendidos socialmente sinalizam a adequação da agressividade.

Conduta agressiva - Assim se um atleta perde uma competição em que seu rendimento foi fraco, (frustração) em seguida esse sentimento se transforma num aumento de ativação de raiva e dor. Então a partir desse ponto a raiva e a dor podem ser transformadas em agressão se o atleta tiver absolvido (introjetado) em seu processo de aprendizagem, que é apropriado ser agressivo em certas situações. O fato de observarmos, os motivos do por que o atleta passou a agir de forma agressiva, veremos que o seu comportamento depende de fatores relacionados com a situação frustrante, dor raiva e processos de aprendizagem (desde a infância), até a idade atual. Que em outras palavras seu comportamento agressivo depende: de fatores sociais, culturais, pessoais e ambientais.

Freud (1920),enfatiza o comportamento agressivo,como uma função biológica,no sentido da preservação da espécie e do espaço vital,da seleção natural dos mais fortes na formação da hierarquia.

Galber (1987) define: A conduta é denominada de agressiva quando uma pessoa desrespeitar as normas sociais e as regras esportivas e agride outra pessoa no sentido de provocar nessa um prejuízo ou dano corporal ou psíquico.

Formas de agressividades:

Comportamento hostil - O atleta que tem por fim esse tipo de comportamento intencional prejudicar ou lesionar outra pessoa diretamente. Galber (1987) denomina de comportamento intrinsecamente motivado.

Agressão Instrumental - O Atleta realiza uma conduta agressiva, como instrumento para alcançar suas metas. Como exemplo pode citar o caso de um ciclista que tranca o adversário na reta de chegada, para impedir que o mesmo atinja sua meta, que é vencer. Aqui temos um tipo de agressividade implícita onde o ciclista causa um possível dano ao adversário em favor da realização de metas superiores de rendimento.

Agressões Afetivas - O atleta reage diante de situações de grande carga emocional (estresse emocional) Nesse estágio os processos de controle cognitivos e conscientes, são bloqueados e o individuo reage de forma agressiva, (impulsiva) sem pensar nas consequências prejudiciais do seu comportamento. Como exemplo, o ciclista que foi trancado na reta de chegada (agressão implícita), passa a sofrer com o processo de frustração de raiva e dor, por não atingir sua meta, então passa a agir de forma agressiva motivada pela grande carga emocional devido ao bloqueio dos processos normais cognitivos e conscientes.

Auto - agressão - Acontece por conta de sensações de culpa e de frustração onde o atleta dirige o comportamento agressivo contra si mesmo, pretendendo lesionar-se o prejudicar-se. Certa vez presenciei um ciclista, após um sprint final, por não conseguir ganhar a prova, direcionou sua bicicleta em direção ao meio fio, em consequência ganhou algumas lesões no corpo.

Deslocamento da agressividade - Nesse tipo de agressividade o comportamento é direcionado ou deslocado para outro objeto. O atleta passa a chutar coisas, jogar objetos para o ar dar pancadas em portas etc. Certa vez presenciei um caso em que um ciclista desceu da bicicleta segurou pelo selim, e empurrou a mesma, que saiu andando sozinha por uns 50 metros e atingiu um carro que vinha em sentido contrario.

A Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte (ISSP) Fez a seguinte recomendação para redução da incidência de agressão no esporte.Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte.
 
(1) A entidade responsável deve revisar as penalidades fundamentais para que as regras de violação no comportamento resultem em punições que possuam um valor punitivo maior que o potencial de reforço.

(2) Particularidades em categorias juvenis e entidades responsáveis devem ser apoiar no treinamento correto e apropriado das equipes, o qual enfatiza o código de conduta de um jogo limpo (fairplay) entre os participantes de todas as equipes.

(3) A entidade responsável deve banir o uso de bebidas alcoólicas durante os eventos esportivos.

(4) A entidade responsável deve assegurar-se de que as facilidades físicas são adequadas considerando o sortimento,espaço necessário a provisão de modernas comodidades.

(5) A mídia deve colocar em perspectivas apropriadas os incidentes isolados de agressão ocorridos no esporte,ao invés de enfatizá-las como primeira pagina.

(6) A mídia deve promover uma campanha para diminuir a violência e agressões hostis no esporte e que deve também envolver a participação e compromisso de atletas, treinadores, administradores, oficiais e espectadores.

(7) Treinadores, dirigentes, atletas, oficiais, mídia e autoridades devem participar de conferência sobre agressão e violência para se assegurar do tópico agressão e como o comportamento agressivo deve ser controlado.

(8) Treinadores, dirigentes, oficiais e a mídia deveriam encorajar os atletas se ajustar ao comportamento pró-social e punir aqueles que executam atos de hostilidades.

(9) Atletas devem participar de programas direcionados a ajudá-los a reduzirem as tendências comportamentais agressivas. A revisão das regras, imposição de duras penalidades e a mudança de reforço nos padrões são simplesmente parte de respostas para se inibir a agressão no esporte. Como ultima instâncias os atletas devem assumir as responsabilidades de seus comportamentos.

Comentário - onde existir competição sempre haverá vencedores e perdedores, sempre haverá comemorações e frustrações. Assim devido a complexidade de fatores que influenciam o comportamento agressivo nas pessoas, de classe social distintas, com nível de aprendizagem diferenciado dificilmente um dia deixará de existir agressividade. No entanto na esperança de uma redução na incidência de agressão e violência no esporte, durante os treinamentos, os atletas devem aprender a respeitar os princípios éticos e valores humanos, respeitar regulamentos esportivos e a integridade do adversário. E os Psicólogos devem ensinar aos treinadores e atletas como controlar suas emoções diante de situações de frustrações, utilizando técnicas e métodos para esse fim.

Veja também Sociedade interamericano de Psicologia