Siguir este Site!

Jan Ullrich Tour de France 1997

 

Nasceu em dois de dezembro de 1973, em Rostock, Alemanha Oriental Ex-Ciclista profissional em estrada. Em 1997. Ele foi o primeiro Alemão a ganhar o Tour de France. Ele também é considerado um dos melhores ciclistas no momento da história do esporte. Em 2006, foi Ullrich impedido de participar do Tour em meio a especulações de ter-se dopado. Ele se aposentou, em finais de Fevereiro de 2007. Ullrich conquistou um ouro e uma prata no Das Olimpíadas 2000 em Sydney. Ele também ganhou em 1999 Volta da Espanha. Apesar de não ser um especialista de um dia, ele ganhou o HEW Cyclassics, na frente de uma multidão em casa Hamburgo em 1997. Sua participação vitoriosa no Tour de France 1997 levou a uma popularização da bicicleta na Alemanha.

Em 1994, com Becker como seu agente, Ullrich se tornou profissional pela a equipe sob Telekom Walter Godefroot. Ele terminou em terceiro atrás Chris Boardman no campeonato domundo.Ullrich foi discreto em seus primeiros 18 meses como profissional. Em 1995 ele tornou-se campeão nacional Time Trial. Ele também conseguiu chegar entre as dez melhores colocações nos palcos de 1995 no Tour de Suisse. Com 21 ele queria iniciar em 1995 o Tour de France Godefroot, mas pensei que era cedo. Em vez disso ele foi para o pequeno estádio alemão raça, o Hofbrau Copa, onde ele terminou em 3o Lugar.

Ele passou a ser considerado favorito no Tour de France 1997 após terminar o prólogo um segundo atrás do tempo de Chris Boardman. Na 9° a primeira etapa de montanha, que foi ganha por Laurent Brochard, Ullrich trabalhou para Riis. Apenas na última subida, quando Richard Virenque atacou Ullrich ele reagiu. Riis lutava para manter-se e terminou 30 segundo atrás Virenque, Marco Pantani e Ullrich.

Na fase de 10 a partir de Luchon Andorra Arcalis, Com Riis novamente ficou para trás, Ullrich pediu permissão para atacar. Voltou para a liderança do grupo e subir deixando Pantani e Virenque. Ele terminou à frente um minuto que ganhou a sua primeira camisa amarela. Cumprimentou com Ullrich Voilà Le Patrono ("Aqui é o chefe"). Ullrich venceu a Etapa 12° tempo final com três minutos entre ele e o segundo colocado rider, Virenque, que tinha começado três minutos na frente dele.

Marco Pantani atacou Alpe d’huez. Ullrich, que estava nove minutos à frente de Pantani geral, suas perdas limitadas a 47 segundos. Pantani atacou novamente no estádio Morzine e venceu, enquanto Ullrich novamente continuou com perdas limitadas. Alargou a sua vantagem sobre Virenque Ullrich, e no dia seguinte se tornou o primeiro alemão a vencer a Tour de France. Aos 23, Ullrich foi o quarto mais jovem vencedor do Tour desde 1947. Ele foi escolhido como o esportista do ano em 1977 na Alemanha.


83°1996
Juan Ulrich
Richard Virenque
22 etapas 3.765 km
39.23
km/h
84°1997
Richard Virenque
Marco Pantani
22 etapas 3.994 km
39.75 km/h