Siguir este Site!

Pedro Delgado -1988

Campeão do Tour de France -1968


Pedro Delgado Robledo


Nasceu em 15 de Abril de 1960 em Segóvia é um ex-ciclista espanhol, profissional entre os anos de 1982 e 1994, durante sua carreira obteve 49 vitórias. Participou em diversas competições aos quinze anos de idade e passa à categoria de juvenis em 1976.


Aos 19 anos recebe várias ofertas para se tornar profissional mais o mesmo não aceitou por conta dos estudos e do serviço militar.


Em 1982- Profissionaliza-se com a equipe Reynolds.


Em 1984- Usa durante alguns dias da Volta da Espanha a camisa amarela. Acidentou-se na última etapa contra no relógio o que impossibilitou o mesmo de lutar pelo pódio. Outra vez abandonou o Tour de France, em consequência de um acidente.


Em 1985- Delgado abandona a Reynolds e assina pela Seat-Orbea. Obtém o primeiro grande triunfo da sua carreira desportiva, ao impor-se na Volta da Espanha. No Tour, vence uma etapa e finaliza em 6º lugar.


Em 1986- muda para a PDM, onde passará as duas próximas temporadas e melhora o rendimento em contra-relógio. Na Volta de 1986, ganha para Álvaro Pino, finaliza em 10º pois encontrava-se gripado. Em 1986 quando participava do Tour, e encontrava-se bem classificado e poderia conseguir o pódio, a sua mãe faleceu, em virtude de um derrame cerebral, então Pedro teve que abandonar a Volta.


Em 1987 Termina 4º na Volta da Espanha e alcança o pódio, no Tour de France, termina em 2º atrás de Stephen Roche.


Em 1988- Tour de France consegue por fim o grande sonho e torna-se o terceiro espanhol a vencer a prova.


Em 1989- Volta a participar da Volta da Espanha, enquanto Miguel Induráin partia como o principal ciclista da equipe sofreu um acidente e assim Pedro Delgado passou a ser o principal membro da equipe. Com grande sofrimento, consegue vencer a Volta da Espanha. No Tour, fica em terceiro, e acaba a temporada sendo 2º na Volta a Catalunha.


Em 1990- Tem a última grande oportunidade de reeditar o triunfo de 1988 no Tour, porem fica no 4º lugar. Na Volta, como sucedera no ano anterior, recai sobre si de forma inesperada a responsabilidade da equipa, e termina em 2º Lugar.


Em 1991- Volta a participar no Giro de Itália. Ao chegar ao Tour, Induráin já é co-líder de Delgado. Os maus resultados nas primeiras etapas de montanha do segoviano convertem Induráin no líder da equipa, passando a ser gregário do Navarro. No primeiro Tour de Induráin, Delgado acaba em 9º. A Volta a Burgos e a Subida a Urkiola foram alguns dos seus triunfos neste ano sem vitorias.


Em 1994- O seu último ano como profissional, consegue um meritório terceiro posto na Volta da Espanha. Também é 2º na Volta às Astúrias e 3º na Volta à Catalunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!