Siguir este Site!

Primeiro Clube de Ciclismo de São Paulo

O Primeiro Clube de Ciclismo de São Paulo (”Veloce Clube Olímpico Paulista”)

Esta postagem que você vai ler foi transcrita do original publicado em 1948, (pg.29-30) pela CIA BRASIL EDITORA, composto e impresso em março de 1949 pela Gráfica Mercúrio S.A, Alameda Cleveland, 303, São Paulo, não existe referencia ao nome do autor. Postagem fiel ao texto original.


Foi em setembro de 1895 que se efetuou a primeiro prova, na inauguração do Velódromo, com pista de terra, situada nos terrenos da Rua dona Viridiana, hoje Rua Florisbela. Nesta Ocasião participava mais de 30 ciclistas, no programa geral de varias provas. O publico foi numeroso e o entusiasmo ultrapassou todas as expectativas. Esse Velódromo foi reformado, em janeiro de l896 com pista de cimento armado, mandada construir pelo conselheiro Antonio Prado, ficando uma obra de alto valor.
Nesta ocasião antes da inauguração foi estabelecido um Record de 50 km em 1 hora e 11 minutos, tempo que até hoje não alcançado no Brasil (até 1949 quando foi publicado este livro,não sei até quando permaneceu este Record).Na inauguração oficial do novo Velódromo foram realizadas oito provas cada qual melhor organizada e bonita.O publico foi numeroso e aplaudiu todos os ciclistas (perto de 60) que constituía um Record, na ocasião. Se hoje ainda tivéssemos esse velódromo, o ciclismo seria um esporte principal em São Paulo, com o elemento organizado; e com os jovens que praticam o ciclismo atualmente.
Naquele tempo havia dificuldade em se uniformizarem e aparecerem assim em publico. Depois de 06 meses de magnífico funcionamento do Velódromo, onde se realizou provas das mais interessantes e disputadíssimas, competiu entre nos ciclistas estrangeiros-Tonglet, Busson, Prefort,Bayard e outros - que foram batidos varias vezes pelos nossos ciclistas nas provas de que participaram,marcando nossos campeões resultados técnicos dignos de nota e que por esse motivo,merecem aplausos dos próprios adversários.


No mesmo Velódromo em 1897, em fevereiro, foi realizada a grande prova de 300 km, na pista, entre Oliviere e Otto Hufembasch, um grande campeão ciclista da época. O resultado dessa prova,realizada com enorme interesse e entusiasmo e assistida por grande publico,foi favorável a Otto que venceu com 10 horas e 35 minutos de percurso para 309 quilômetros! Oliviere marcou para os 300 quilômetros e 200 metros, 10 horas e 32 minutos. A prova levou o dia todo das 06 a 18 horas.


Naquele tempo não havia entidade para dirigir o ciclismo. Apenas um clube existia: "Veloce Clube Olímpico Paulista" grêmio fundado por Doutor Jaguaribe, presidente; Doutor Borba e outros distintos esportistas daquele tempo.
Voltar

2 comentários:

  1. Anônimo12:36:00

    Muito bom, gostaria de ler o artigo no original, foi publicado em algum jornal?

    ResponderExcluir
  2. Não foi publicada no jornal e sim no livro ciclismo para todos de 1948 conforme descrito no inicio da postagem.

    ResponderExcluir

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!