Siguir este Site!

Notícias do Ciclismo

Farol do Cabo Branco - Ponta do Seixas, João Pessoa -PB
Competição Ciclística Cinco de Agosto


João Pessoa Paraiba


Realizado em João Pessoa, a XX Prova Ciclística Cinco de Agosto. Prova tradicional que faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo CBC e valida para ranking brasileiro.  Competição realizada todos os anos em comemoração ao aniversário da cidade de João Pessoa, que este ano (2010) completa 425 anos de sua fundação. João “Pessoa está localizado geograficamente em uma Latitude -07°06’54 - Longitude 34°51’ 47” à uma altitude de 47 metros acima do nível do mar e seu município ocupa uma Área de 210.8 km².
A Competição foi realizada na estrada estadual PB 008, via litorânea que dá acesso a varias praias turístico do estado entre elas a de Tambaba conhecida internacionalmente. O inicio da Prova se deu num trecho com largada e chegada próximo a entrada da praia da Penha em estrada tipo circuito de 13.5 km por volta, num total de cinco voltas 67.5 km. A Prova foi disputada em 09 categorias: Elite-Feminina- Mountain Bike-Juvenil Estreante e Máster A,B e C. Embora o publico tenha prestigiado todo o evento aplaudindo as diversas categoria que disputaram o evento a expectativa maior como não deveria deixar de ser, voltava-se principalmente para a disputa da categoria elite, onde entre os participantes encontrava-se alguns ciclistas conhecidos nacionalmente entre eles Kleber Ramos paraibano,da equipe Padaria Real (São Paulo), que integra atualmente a seleção brasileira de ciclismo.





A competição teve um nível técnico de boa qualidade considerando-se as limitações do ciclismo brasileiro e principalmente quando se leva em consideração aspectos regional. Observei toda a competição que considerei de bom nível técnico. Alguns ciclistas tentaram empreender fugas cujo objetivo era escapar do pelotão e vencer a prova individualmente ou com companheiro de equipe, porem sem obter nenhum êxito, devido ao nível de desempenho individual e até mesmo de equipe estar bastante equilibrado. A prova foi mesmo decidida no Sprint final decidida nos últimos 200 metros, que consta em seu perfil uma pequena ladeira com boa inclinação que exige do ciclista um esforço adicional para desenvolver uma boa velocidade para vencer a Prova. E o ciclista paraibano Jardson Prudêncio levou a melhor vencendo no Sprint final que o colocou como o vencedor geral da competição.

Jardson Prudêncio é um ciclista que vem se destacando em competições que tem participado. No dia 25 de julho o mesmo conseguiu a 2° colocação em uma competição realizada em estrada, prova de montanha cujo trajeto e de 15 km serra de Areia (PB) e no seu topo chaga a ter uma altitude de 700 metros do nível do mar. Embora Jardson não tenha vencido a prova ele foi um destaque do evento por sua determinação durante todo o percurso, e por ser uma ciclista bastante jovem para seu feito e, portanto é digno de nota.

Vale também ressaltar o desempenho apresentado pela ciclista Danilas Ferreira. Por não haver outras competidoras largou junto com a categoria Máster B e terminou a prova disputando junto com a categoria o Sprint final. Danilas e sem duvida é a revelação do ciclismo paraibano nestes últimos anos. Durante todo o tempo em que estou atuando no ciclismo e o que tenho visto e assistido no ciclismo da Paraíba. Danilas me chamou atenção pelo desempenho que vem apresentando em todas as competições que vem disputando ultimamente. Danilas e uma ciclista que merece todo apoio em seu empreendimento pela causa do ciclismo da Paraíba e do Brasil.

CLASSIFICAÇÃO GERAL


Geral                                                                 


1° Lugar – Jadson Prudêncio
2° Lugar – Geison Fernandes da Costa
3° Lugar – Orismildo Moreira
4° Lugar – Dionísio Carvalho
5° Lugar – Manoel Junior

POR CATEGORIA


Elite


1° Lugar – Orismildo Moreira
2° Lugar – Manoel Junior
3° Lugar – Cicero Antônio
4° Lugar – Vanderley Nascimento
5° Lugar – Kleber Ramos


Feminino


1° Lugar – Danilas Ferreira da Silva


Juvenil - Estreante


1° Lugar – José Flávio - Ceará
2° Lugar –Walysspn Dinamarte – João Pessoa
3° Lugar – Marcos Antônio de Sousa – Prata
4° Lugar – Álisson Barbosa – João Pessoa
5° Lugar – José Marcos dos Santos - Prata


 Junior


1° Lugar – Jadson Araújo Prudêncio
2° Lugar – Marcos Vinícius Leite de Sousa
3° Lugar – Jéferson Targino
4° Lugar – Breno Felipe


Máster A


1° Lugar – Geison Fernandes da Costa
2° Lugar – Dionísio Carvalho
3° Lugar – Jean Rogério
4° Lugar – Elidson Bandeira
5° Lugar – Maurício Chacon



Máster B


1° Lugar – Manoel Veloso Matias- João Pessoa
2° Lugar – Jairo Rodrigues da Silva – João Pessoa
3° Lugar – Kepler Wanderley – João Pessoa
4° Lugar – Nativo Borba - João Pessoa
5° Lugar – Maxwell Suassuna - Natal


Máster C


1° Lugar – Marcos Antônio F. Da Silva - Alagoas
2° Lugar – Reginaldo Ancelmo – João Pessoa
3° Lugar – Josenaldo Teodoro de Alcantra – Natal
4° Lugar – Francisco da Assis Bezerra - João Pessoa
5° Lugar – Antônio Luciano - Recife


Mountain Bike


1° Lugar – Romivalter Luiz da Silva
2° Lugar – Leandro Santos
3° Lugar – Alecivaldo Belarmino