Siguir este Site!

O ciclismo é para todos


Estacionamento de bicicletas na estação de metrô em Cambridge
O ciclismo é para todos  

 Colegas ciclistas, o nosso Brasil está longe de oferecer oportunidades para as pessoas que usam a bicicleta com meio de transporte. Existe um grande esforço por parte dos adeptos da bicicleta em ter como trafegar em nossas vias sem correr o risco de acidentes que às vezes podem até levam a morte. É louvável todo o esforço para que o nosso espaço seja respeitado, as campanhas para educação no transito é um prova inconteste de que o ciclista sofre no transito todos os dias, principalmente aqueles ciclistas que a usam como meio de transporte para o trabalho. 


Observem que a bicicletas parece até que não existem ou propositadamente passa despercebido por nossos arquitetos que nunca se lembram de deixar reservado um espaço para que os ciclistas tenham onde deixar suas bicicletas em segurança. Aqui se pode observar que ninguém se atreve a ir de bicicleta ao espaço cultural, pois os arquitetos não se lembraram de deixar um local para os ciclistas, pois espaço existe até demais, só que os ciclistas não foram lembrados. Mais enfim aqueles que utilizam a bicicleta são coitados e até mesmo descriminados nas oportunidades de ofertas para o uso da bicicleta. Por outro lado ao que parece existe até uma contradição por parte de muito de nos que usamos a bicicleta para utilizar as mesmas em determinadas situações, uma vez que, ao que parecem muitos se envergonham de chegar a determinados ambientes de bicicleta. Ao contrario dos usuários das bicicletas em países da Europa, seja eles trabalhadores ou praticante do esporte. 

Brevemente será inaugurado um centro de convenções em nossa cidade, será que os arquitetos se lembram de reservar um espaço para os usuários das bicicletas?Meus amigos e colegas usar a bicicleta e um verdadeiro dilema, experimente ir a centro de treinamento Ronaldo Marinho para sentir que não existe um local adequado, pois o que existe é apenas uma barra de ferro afim de que o ciclista amarre a bicicleta, para que a mesma não seja roubada, quem ousaria deixar sua bicicleta, muitas vezes caríssimas, em tal lugar. Ora se pode observar que aonde chegamos à bicicleta, seu espaço está sempre afastado, escondido, local de aspectos desprezível e alienante a percepção daqueles que por força da necessidade são obrigados a utilizar a bicicleta como meio disponível ou até mesmo opcional, para resolver questões do dia a dia. 

Creio que qualquer ciclista que utilize a bicicleta, em nosso meio em qualquer estado do nosso Brasil, seja como meio de transporte, ou mesmo com instrumento de sua pratica esportivas, com certeza se deparou com esta insegurança de onde estacionar sua bicicleta para desenvolver outras atividades. É colegas do pedal temos muitos caminhos a trilhar em busca de conquistas para nos usuários da bicicleta, a dificuldade no trânsito devido ruas avenidas e ciclovias obstruídas e a falta de respeito por parte de certos motoristas que parecem desconhecer por completo as leis do transito brasileiro. Sem deixar de mencionar que muitos de nos, ciclistas também muitas vezes deixamos de respeitar as leis do transito e até mesmo nos tornamos incoerentes em nossas considerações, pois quando deixamos a bicicleta, e passamos a dirigir algum automóvel, muitas vezes esquecemos, de fazer aquilo que tanto exigimos quando estamos em uma bicicleta. Mais os tempos mudam novos conceitos sobre a utilização da bicicleta, e por este motivo atualmente a bicicletas passou a sua usada por grande numero de pessoas, que reconhecem a sua importância como meio de transporte por se ecologicamente correto, alem de proporcionar a seus usuários opções para sua utilização no trabalho lazer e pratica esportiva. Afinal de contas, no transito, tautologicamente falando ciclista é ciclista, por conseguinte, o ciclismo é para todos. 


5 comentários:

  1. Anônimo01:18:00

    P(D)ura realidade! Pelo CTB, ao mesmo tempo que empodera o ciclista quando menciona que temos prioridade no trânsito, tb nos marginaliza aos bordos da pista! Nisso, continuamos, ora orgulhosos de não nos render ao sistema, ora com medo de ser a próxima vítima!

    ResponderExcluir
  2. Patrícia eu tenho observado que você é uma batalhadora em defesa do uso da bicicleta, que tem trabalhado para uma João Pessoa com avenidas e rua mais eficientes e seguras, para mobilização dos que utilizam a bicicleta, no dia a dia para trabalhar, e ate mesmo como opção de lazer e esporte.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:50:00

    Parabéns pelo blog seu conteúdo é muito bom e o pior é saber que muitos ciclistas leem os seus artigos e até copiam e suas dicas que são por demais enriquecedora, pena que não cimentam nada eu acho que é para que ninguém saiba que apreenderam muitas coisas neste blog, e com certeza principalmente os ciclistas de tua cidade, é isso que tem acontecido em muitos sites e blog que publicam bons artigos,Yan Katrine.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18:22:00

    Parabéns Wilba, belo texto. Principalmente sobre a falta de locais adequados pra estacionar a bike. Mariana do pedal jampa

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Mariana pelo comentário e visita ao blog.

    ResponderExcluir

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!